Temas atuais para jovens evangélicos


Depois de realizar algumas reuniões com seus jovens e abordar assuntos mais rotineiros, chegou a hora de abordarmos alguns temas atuais para jovens evangélicos. Recomendamos que o líder faça pesquisa e tenha um bom material em mãos para que não seja surpreendidos com perguntas e posicionamentos que não saiba lidar. Se você não tem ideia de como falar de alguns assuntos como internet, amizades e sexualidade, este texto vai dar uma mãozinha para você conseguir desenvolver seu estudo bíblico com tranquilidade e conteúdo. Esperamos que você aproveite essas dicas e fique à vontade para opinar e dar suas sugestões para que os demais leitores possam crescer também.

 

O objetivo deste texto não é o aprofundamento nestes temas apontados, mas apenas mostrar uma direção aos líderes que precisam sair da rotina das reuniões semanais para atrair um pouco a atenção dos jovens e fazê-los repensar seus conceitos de fé de certeza da salvação. Basicamente, nossa recomendação é que os jovens sejam instruídos a refletirem sobre determinados assuntos comuns ao dia a dia (como sexualidade e amizades) e também adquiram estudos pouco mais profundos sobre as diversas bases do cristianismo, estudo livro por livro, a vida de personagens importantes e conceitos como trindade, pecado e santidade. Como nosso objetivo para este texto é abordar alguns temas atuais para jovens evangélicos queremos incentivar o leitor a ler e refletir também sobre essas questões.


Fé e ciência

Um assunto que tira o sono de muito jovem é este aparente dilema entre fé e ciência. Quando entramos na fase adulta, muitos de nós nos deparamos com amigos da faculdade, e/ou do trabalho, que passam a questionar nossa fé e apontam falhas na Bíblia que faz muito jovens desistirem do cristianismo. Podemos abordar os seguintes assuntos entre os jovens:


Como o cristão defende a criação do homem

 

Como ter fé em Deus sem desconsiderar a ciência

 

Discutindo temas atuais para jovens cristãos

 

Como os cristãos equilibram fé e ciência ao redor do mundo

 

Deus existe ou não?

 

Como defender a fé quando falarem que Deus não existe

 

Sabe dizer por que você acredita em Deus?

 

Este é um assunto que o líder vai precisar se dedicar e estudar bem. Nossa recomendação é que este assunto seja dividido em dois, três ou até quatro reuniões separadamente, para dar tempo de abordar bem cada aspecto e dar aos jovens a oportunidade de refletirem bem sobre isso, buscando respostas também e compartilhando experiências. Deixe que questionem e quando você não souber alguma resposta, não tenha medo ou vergonha de dizer que não sabe responder. Seja natural e pense com o jovem como obter uma resposta para a dúvida. Mentir é pior que demonstrar que não sabe.

 

Internet e redes sociais

Tem tem como falarmos de temas atuais para jovens evangélicos sem falar de tecnologia. Mais um assunto que faz parte da rotina dos jovens e adolescentes de nossas igrejas. Para abordar este tema, recomendamos que o líder também faça mais de uma reunião para tratar o assunto em sua complexidade. Uma única reunião para falar de tecnologia, internet e redes sociais vai ser pouco. Ao se planejar para falar sobre este assunto, tente pesquisar quais são as principais redes sociais “do momento”, e saber seu objetivo maior: se é compartilhar fotos, promoções, frases, vídeos longos, vídeos curtos etc. A partir daí, procure saber se pastores e cantores gospel utilizam essas ferramentas, para ver o que costumam postar e o que divulgam Assim, ao falar sobre isso, você terá uma base dos aspectos positivos e negativos de cada rede, de cada aplicativo.

 

Para falar sobre este tema o líder pode começar a reunião perguntando aos jovens quais redes sociais costumam usar, o que costumam postar, quem seguem, que tipo de postagem costumam compartilhar e curtir. Tente não intimar os adolescentes e nem julgar seu comportamento. Mostre que o objetivo é ajuda-los a seguir uma vida sadia. Se quiser você pode dar exemplo pessoais, seus, de perfis que deixou de seguir porque achou que não era edificante.

 

Fale de uma vida santa e da importância de seguirmos esse padrão enquanto navegamos na internet.  Fale que é bom controlar o tempo na internet e nas redes sociais. Oriente a entrarem na internet com objetivo claro, não ficarem “sem fazer nada”, para que não fiquem ociosos. Quando estamos sem ter o que fazer e começamos a navegar sem destino, a tendência de entrar em sites indevidos aumenta. Oriente-os para que busquem na internet coisas edificantes. Você pode pedir que sempre tragam textos e estudos para a aula. Exemplo de textos e pesquisas que eles podem fazer:

Como iniciar uma vida financeira

Planejamento familiar (com que idade casar, quando ter filhos, como se organizar financeiramente etc.)

Problemas em expor sua vida na internet


Outro assunto que você pode abordar é sobre comentários e participação nos fóruns. Oriente os adolescentes a comentarem sem causar controvérsias ou polêmicas. Evite defender ou atacar pessoas, independente do motivo ou do posicionamento de outros participantes.