Por que fazer culto Infantil?


É mais do que claro que o culto infantil não é mera reprodução do que acontece no culto dos adultos. Se fosse assim, não haveria culto separado para as crianças.       

 

Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil.

 

Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não conseguem “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparadas, não foram aptas as reverências ao cultuar á Deus.

 

Ë através do culto infantil que mostramos a criança a importância de termos cuidado, e reverência na casa de Deus: como não correr, comer dentro da igreja, brincar no púlpito, andar no momento da pregação ou no momento da leitura bíblica, a importância de ofertar, etc.

 

Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil. Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não consegue “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparados, não foram aptas a reverenciar e cultuar á Deus.

 

Fico muito triste quando vejo as pessoas se movimentando a toa na igreja, passeando pra cá e pra lá. Muitas pessoas ficam duas, três horas no cinema pra assistir um filme, ou fica sentado no computador conectado á internet horas e horas, que se bobear esquecem até de comer. E porque três horas de culto ficam com uma sede insaciável ?

 

Levantam na hora da pregação, de cinco e cinco minutos para ir ao banheiro, beber água e comprar bala...

 

Tenho certeza que se essas pessoas tivessem sido ensinada desde pequena a cultuar ao Senhor, nada disso aconteceria em nossas igrejas. É lastimável vermos reverência total que se tem na igreja católica, enquanto em igrejas evangélicas é uma conversa tremenda dentro da igreja, que muitas vezes o pastor é obrigado a chamar a atenção no púlpito usando o microfone.

 

A presença do pastor no culto infantil também mostra para a criança que ela é especial, pois o pastor tem “tempo para ela”.

 

Elas com certeza estarão mais motivadas com isso.

 

O culto infantil, como dito anteriormente, deve ser uma ponte que encaminha a criança a se preparar para o culto dos adultos e ter a visão de ter a igreja como um santuário.

 

Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, podemos destacar:

a) Permite uma facilidade para integração das crianças com “o culto dos adultos”

 

b) Possibilita á criança uma participação direta no culto, seja: lendo a bíblia, tirando oferta, cantando, orando, etc.

 

c) Cria integração entre o pastor e as crianças.

 

d) É uma forma didática de ensinar á criança algumas doutrinas importantes, como dízimo, batismo, apresentação de crianças, etc.

 

e) Dá á criança uma auto valorização.


Devemos destacar aos pais e membros da igreja a importância da presença deles no culto para essa valorização crescer no coração da criança.

 

Como elas aprenderão a se comportar na igreja com a igreja vazia?


Um outro fato importante de fazermos um culto infantil é o fato de usar a linguagem da criança. A palavra de Deus mal interpretada pela criança pode acarretar sérios problemas quando estiver adulta.